Iogurtes e leites fermentados – o seu papel na alimentação
Bárbara Machado, nutricionista da Associação Portuguesa de Nutrição, partilha com o Raio-X um artigo de sua autoria sobre a importância do iogurte e dos leites fermentados num estilo de vida saudável.
A prática de uma alimentação saudável – completa, variada e equilibrada – seguindo as orientações da Roda da Alimentação Mediterrânica, é fundamental para a manutenção e melhoria da saúde. Os iogurtes e leites fermentados enquadram-se no grupo dos laticínios, pelo que deverão ser consumidas entre 2 a 3 porções diariamente. Pela sua riqueza nutricional, características organoléticas diferenciadoras e benefícios que representam para a saúde, o consumo de iogurtes e leites fermentados está recomendado, principalmente nas suas versões naturais e com baixo teor de matéria gorda.
Destaca-se o seu teor em proteínas de elevado valor biológico, ou seja, que contêm todos os aminoácidos essenciais, desempenhando um papel de relevo em diversos processos metabólicos e manutenção de funções vitais; o seu teor em minerais, destacando-se o cálcio, potássio, fósforo, magnésio, iodo e zinco; e em vitaminas, nomeadamente de vitamina A, tiamina, riboflavina, vitamina B12, niacina e ácido fólico, contribuindo para o normal desenvolvimento, crescimento e regulação do metabolismo.
Será ainda de realçar que os iogurtes e leites fermentados são produtos fermentados com bactérias láticas, pelo que o seu consumo se associa também à saúde gastrointestinal e cardiovascular e à prevenção de patologias como a obesidade e diabetes mellitus tipo 2. O processo de fermentação a que estão sujeitos permite também a parcial digestão da lactose, um dissacarídeo presente exclusivamente em produtos lácteos, pelo que estes alimentos são, normalmente, melhor aceites por indivíduos com intolerância à lactose, o que facilita a ingestão de alguns micronutrientes e o alcance das porções diárias recomendadas de ingestão dos mesmos.
Tendo em conta a sua praticidade, multiplicidade de formatos e sabores, acessibilidade e ampla disponibilidade no mercado, estes são alimentos-chave na alimentação de todos os indivíduos em qualquer faixa etária, desde crianças, adolescentes, adultos a idosos. No momento da compra, o consumidor deverá tomar uma escolha consciente e informada, conforme as suas necessidades individuais, sendo de realçar a importância da consulta dos rótulos alimentares e a sustentabilidade alimentar.
O projeto “Que Iogurte és Tu?” – um projeto com a colaboração da Associação Portuguesa de Nutrição, pretende incentivar os portugueses a adotarem uma alimentação mais saudável, e que promova o consumo de iogurte e/ou leite fermentado diariamente. Este projeto, para além de dar a conhecer os múltiplos benefícios do iogurte e leite fermentado, apresenta a sua multiplicidade de formatos, variedades e sabores, salientando as opções disponíveis aos consumidores, para que possam fazer escolhas mais informadas e adequadas às suas necessidades, dispondo ainda de diversos materiais digitais, de acesso livre, para que todos possam obter mais conhecimento sobre a temática.