Dia Mundial da Atividade Física: escolha ser ativo
No âmbito do Dia Mundial da Atividade Física que se assinala hoje, 6 de abril, a Comissão de Trabalho de Reabilitação Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), representada por Susana Clemente e Inês Faria, deixou algumas recomendações sobre este tema.
Durante o exercício, os pulmões e o coração entram em ação! Os pulmões captam o oxigénio do ambiente que depois é bombeado pelo coração até aos músculos, para que eles consigam produzir energia. O dióxido de carbono, um dos desperdícios resultantes deste processo, é eliminado pelos pulmões.
Quando os pulmões são saudáveis, a reserva respiratória é mais do que suficiente para o exercício. Quando o exercício é intenso, é normal “ficar sem fôlego”, mas só se sente “falta de ar” quando se tem a função pulmonar reduzida. A avaliação pelo pneumologista é fundamental para esclarecer os sintomas e averiguar a existência de uma doença respiratória.
Quando se tem uma doença respiratória crónica, pode ser tentador evitar o exercício porque já se antecipa esta sensação desagradável de “falta de ar”. Mas, esta atitude condiciona uma pior condição física e as atividades quotidianas tornam-se gradualmente mais difíceis. Na verdade, o exercício regular, para além de fortalecer o coração, pode contribuir para uma maior eficiência muscular e respiratória, necessitando-se de menos oxigénio e produzindo-se menos dióxido de carbono para o exercício, melhorando o seu estado de saúde e qualidade de vida. Fale com o seu pneumologista para que ele o ajude a planear o exercício com segurança.
Escolha ser ativo! Dê saúde aos seus pulmões todos os dias!