A eliminação do HPV na Europa em foco na conferência apoiada pela MSD Portugal a 5 de junho
A conferência ‘Uma Ambição Europeia: Eliminar o HPV’, organizada pelo Expresso, com o apoio da MSD Portugal, vai reunir profissionais de saúde, representantes de pessoas com doença e autoridades de saúde para discutir o futuro do combate ao Vírus do Papiloma Humano (HPV). Este evento decorre amanhã, 5 de junho, a partir das 09h30, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
Em 2021, a Comissão Europeia apresentou o Plano Europeu de Luta Contra o Cancro, um compromisso político para que os países da União Europeia tivessem uma abordagem conjunta no combate ao cancro, que continha 10 iniciativas bandeira, incluindo a eliminação dos cancros causados pelo HPV.
O HPV é uma infeção sexualmente transmissível muito comum, estimando-se que 85 a 90% das pessoas sexualmente ativas já tiveram contacto com o vírus¹ em alguma altura das suas vidas sem saber, já que, na maior parte das vezes, a infeção não apresenta sintomas. E, embora o organismo seja capaz de eliminar o HPV na maior parte dos casos, em algumas pessoas o vírus persiste, podendo originar cancros e lesões.
Sendo o HPV responsável por 100% dos cancros do colo do útero, 90% dos cancros do ânus, 75% dos cancros da vagina, 63% dos cancros do pénis, 69% dos cancros da vulva e 70% dos cancros da orofaringe² torna-se urgente uma ação consertada para aumentar a consciencialização para a sua prevenção.
Assim, o programa completo da conferência reúne vários especialistas nacionais, que se encontram pela primeira vez, para abordar questões relacionadas com a eliminação do HPV.
A abertura da conferência ficará a cargo da Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, seguida da intervenção da Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, Ana Abrunhosa, e da coordenadora do Programa Nacional de Vacinação, Teresa Fernandes, que vai destacar os 15 anos de sucesso da vacinação contra o HPV em Portugal.
A partir daqui, seguem-se as apresentações de casos de sucesso inovadores no combate ao HPV, com a participação de Pedro Vieira Baptista e de Carmen Lisboa, do Centro Universitário Hospitalar de São João e de José Dinis, Diretor do Programa Nacional das Doenças Oncológicas.
O evento contará ainda com um painel de debate sobre os desafios e metas para combater o HPV, composto por Rui Medeiros, Copresidente da European Cancer Organization, Luís Mendão, Diretor de advocacia, políticas de saúde e relações externas do GAT, e Marta Valente Pinto, Presidente da Comissão Técnica de Vacinação.
A conferência será encerrada com uma intervenção da Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado.
A iniciativa ‘Uma Ambição Europeia: Eliminar o HPV’ reforça o compromisso da MSD Portugal em ser um agente ativo na promoção da saúde, promovendo o debate e reflexão em torno de temas-chave que visam representar ganhos em saúde.
Para mais informações, consulte aqui.