GS1 Portugal debate futuro da cadeia de abastecimento da saúde e transição para a bula digital
A GS1 Portugal promove, no próximo dia 28 de janeiro, nas suas instalações em Lisboa, um evento dedicado aos níveis de serviço na cadeia de abastecimento do setor da saúde, que inclui a apresentação dos resultados do Estudo de Benchmarking Saúde e o reconhecimento das empresas distinguidas em 2024.
Intitulado “No limiar da revolução: do código 2D à bula digital”, o encontro surge num contexto de forte pressão sobre custos, exigência de eficiência operacional e aceleração da transição digital, oferecendo aos laboratórios farmacêuticos e de dermocosmética uma visão independente sobre a forma como são avaliados pelos seus principais clientes — parafarmácias, armazenistas, grupos de farmácias e farmácias.
O estudo analisa dimensões como eficiência logística, colaboração, diferenciação de serviços, proposta de valor e experiência do doente/consumidor, constituindo uma ferramenta estratégica para a melhoria contínua do desempenho no setor.
O programa inclui ainda intervenções nacionais e internacionais sobre a estratégia da GS1 para a saúde, bem como uma reflexão aprofundada sobre o impacto da codificação bidimensional (QR codes) na evolução para a bula digital e para os manuais de instruções digitais, além de um showcase de boas práticas de otimização logística.
Recentemente, a GS1 anunciou uma colaboração com a Google, que permitirá que os códigos GS1 Data Matrix, já presentes em milhões de embalagens de medicamentos, passem a ser lidos e reconhecidos pelo Google Lens. Esta inovação possibilita que doentes, cuidadores e profissionais de saúde utilizem o smartphone para aceder de forma imediata a informação fidedigna, segura e atualizada sobre os produtos, contribuindo para a democratização do acesso a dados de saúde credíveis.
Dados do evento:
- Data: 28 de janeiro
- Horário: 10h00 – 13h00
- Local: GS1 Portugal – Estrada do Paço do Lumiar, Campus do Lumiar, Edifício K3, 1649-038 Lisboa
Consulte o programa AQUI