Especial Eutanásia: Perspetiva de um pneumologista

A eutanásia volta a estar na ordem do dia, já que no próximo dia 20 de fevereiro vão ser apresentados cinco projetos de lei (PS, Bloco de Esquerda, PEV, PAN e Iniciativa Liberal) referentes à despenalização da eutanásia. Em vésperas de novo debate, sondámos médicos de várias especialidades sobre o assunto. Desta vez, partilhamos a opinião de Filipe Froes, pneumologista no Hospital Pulido Valente.

“Ao longo da minha vida pessoal e profissional, tive a oportunidade de acompanhar o processo de fim de vida de muitos doentes, familiares e amigos. Por este motivo, compreendo, respeito e aceito a eutanásia em situações muito específicas, devidamente enquadradas e escrutinadas.

Também entendo que a legalização desta medida, que questiona os valores supremos da vida, deve ser precedida de um amplo debate, da avaliação das alternativas possíveis e existentes e dos mecanismos médicos e legais que permitam a sua criteriosa aplicação. Assim, não vejo desvantagem do alargamento do debate a nível nacional e, à eventual, realização de um referendo.”

 

Veja outras opiniões sobre o tema:


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt