Mantenha-se em exercício pela sua saúde

Hoje, 6 de abril, assinala-se o Dia Mundial da Atividade Física. Bruno Brito e Marta Conceição, respetivamente, mentor e CEO e diretora técnica do Life Center, partilham alguns benefícios de praticar exercício físico e ressalvam: “Confie nos espaços, maiores ou mais pequenos, nas grandes cadeias ou nos projetos de nicho, mas sobretudo acredite que os profissionais e empresários da indústria do Exercício/Saúde e Fitness estão, absolutamente, radiantes por receber todos(as) em máxima higiene e segurança, quer seja dentro de portas ou fora dela,s com todas as restrições, ainda, vigentes.”

Num período como o que temos vivido, no decorrer desta pandemia, a prática de exercício físico torna-se imperativa, e se até à data havia sempre uma ou outra desculpa para nos tornarmos fisicamente ativos(as), eis que surge o gatilho, mais que urgente, para que iniciemos ou mantenhamos bons hábitos de mobilidade, exercício e função física com vista à prevenção de patologias e promoção da saúde.

Os benefícios para a saúde tendo um estilo de vida ativa são indiscutíveis, independentemente da nossa idade, sexo ou capacidade física. Indivíduos fisicamente ativos podem correr menos risco de morte precoce.

O exercício físico regular ajuda a aumentar a nossa força e capacidade de resistência muscular. Melhora a distribuição de oxigénio e nutrientes nos tecidos, ajudando o sistema cardiovascular a trabalhar de forma mais eficiente. À medida que a capacidade cardíaca, pulmonar e muscular aumenta sentimo-nos mais fortes e com mais energia.

Alguns estudos mostram que o sedentarismo é o fator principal no aumento de peso e consequente obesidade. O exercício pode ajudar a perder os quilinhos que estão a mais e que o confinamento pode ter ajudado a aumentar. Quando realizamos uma atividade física gastamos calorias e quanto mais intenso for o exercício, mais calorias queimamos. Não obstante, devemos acautelar, controlar e otimizar a ingestão de nutrientes.

A prática de exercício na menopausa ajuda a atenuar sintomas como os afrontamentos, contribui para aumentar a autoestima, reduz o stress e os problemas de sono, assegura uma sensação de bem-estar, devido à libertação de serotonina (hormona da felicidade) e de endorfinas. A importância do exercício físico nesta fase da vida é elevada, uma vez que reforça a massa muscular, previne o aumento de peso e fortalece a estrutura óssea, prevenindo assim a sarponeia, obesidade e osteoporose, respetivamente.

O exercício físico tem um papel importante para obter e manter ossos e músculos fortes e resistentes. Com o envelhecimento vai reduzindo a massa e função muscular, o que pode levar a lesões, a incapacidades ou até a quedas. A prática regular de exercício é essencial para reduzir essa perda, bem como para promover a mobilidade articular. O exercício contribui para aumentar a densidade mineral óssea, o que ajuda a prevenir a osteoporose.

O exercício físico regular ajuda a prevenir algumas doenças como a diabetes, a hipertensão arterial, o síndrome metabólico, a doença coronária, acidentes vasculares cerebrais e alguns tipos de cancro.

Ao manter se ativo(a), melhora a sensibilidade à insulina, melhora o sistema cardiovascular, a massa corporal é otimizada, diminui a pressão arterial e os níveis de colesterol. Relativamente ao cancro, está aprovado cientificamente que ser ativo reduz o risco de cancros do cólon, da mama, do útero e do pulmão.

A par de tudo isto, a prática de exercício físico é fundamental para que nos mantenhamos vivos já que o movimento é essencial à vida e ao seu ciclo natural. O exercício torna-nos mais positivos(as), resilientes, felizes e confiantes. Crianças com elevada destreza física serão adultos mais competentes, citando o Professor Doutor Carlos Neto da Faculdade de Motricidade Humana. Adultos ativos são mais saudáveis, felizes, menos ostracizados e sobretudo correm menos risco de patologias.

Confie nos espaços, maiores ou mais pequenos, nas grandes cadeias ou nos projetos de nicho, mas sobretudo acredite que os profissionais e empresários da indústria do Exercício/Saúde e Fitness estão, absolutamente, radiantes por receber alunos(as) e receber todos(as) em máxima higiene e segurança, quer seja dentro de portas ou fora delas, com todas as restrições, ainda, vigentes.

Assim sendo, e porque nunca é tarde para iniciar um programa de exercício, procure um profissional técnico de exercício físico habilitado, questione sobre o seu número de cédula profissional e competências, recorra ao seu médico de modo que assegure a boa competência para a prática regular de exercício e, sem mais demoras, torne-se ativo(a)  celebrando a vida em movimento e saúde.

   Bruno Brito e Marta Conceição


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