Tem osteoporose? Assista a uma sessão online com dicas de exercícios em casa para evitar fraturas

É já amanhã, 22 de maio, pelas 17h00, que se realiza na plataforma Ossos Fortes a sessão de esclarecimento online “Osteoporose? Exercícios em casa para uns ossos mais fortes” dirigida a pessoas com osteoporose, familiares e todos os interessados no tema. A plataforma Ossos Fortes, desenvolvida numa parceria entre a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), a Sociedade Portuguesa de Doenças Ósseas e Metabólicas (SPODOM) e a Associação Nacional Contra a Osteoporose (APOROS) e com o apoio da biofarmacêutica Amgen, reúne informação útil sobre a osteoporose.

Esta sessão, aberta a todas as pessoas, tem como objetivo abordar o risco de fraturas associado à osteoporose no contexto que vivemos, de maior permanência em casa e também debater a importância de exercício físico como forma de prevenir o agravamento da osteoporose e o aumento do risco de fraturas.

“A osteoporose atinge, em média, entre 700 000 e 800 000 portugueses, sendo a larga maioria deles mulheres. Esta patologia é anualmente responsável por cerca de 50 000 fraturas no nosso país. Nesta fase de maior permanência em casa, pode existir um risco acrescido de fraturas em pessoas com Osteoporose. Nesta sessão, pretendemos alertar para este risco e facultar informação útil sobre formas de prevenção de fraturas osteoporóticas”, comenta o reumatologista Canas da Silva, orador na sessão.

Este especialista irá abordar o tema “mais tempo em casa: o risco de fraturas associado à osteoporose” e será acompanhado pela intervenção de Fátima Baptista, professora na Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa, com uma abordagem sobre as vantagens de realizar atividade física como prevenção das fraturas em pessoas com osteoporose e tipos de exercícios mais adequados às pessoas com esta patologia.

“A osteoporose é uma doença esquelética caracterizada pela perda de densidade mineral óssea, o que provoca alterações na microarquitetura do osso e aumenta a suscetibilidade a fraturas. Um nível suficiente de atividade física e a prática de exercícios físicos específicos são essenciais para prevenir tanto a ocorrência de quedas como a sua gravidade, ou seja, a ocorrência de fraturas, assim como para prevenir a própria doença”, explica Fátima Baptista.

A sessão termina com um momento de resposta às questões colocadas por pessoas com osteoporose, cuidadores e familiares ao longo do webinar.

O webinar “Osteoporose? Exercícios em casa para uns ossos mais fortes” será transmitido através do link https://ossosfortes.pt/webinar-osteoporose/


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt